Engenho Velho

Prefeitura Municipal de Engenho Velho

            O Município de Engenho Velho localiza-se na região fisiográfica do Estado do Rio Grande do Sul, denominada Alto Uruguai, com uma área de 71 km² e a 385 km de distância da Capital do Estado. Limita-se ao Norte com Três Palmeiras e Constantina, ao Sul com Rondinha e Ronda Alta, a Leste com Ronda Alta e a Oeste com Constantina.

            Até por volta de 1920, o Município de Engenho Velho, constitui-se de um minúsculo povoado margeando o Arroio Lajeado dos Lopes, cujas terras na sua maioria pertenciam ao Sr. Antonio Valério (vulgo Capitão Valério) que por ser uma família numerosa, o lugarejo era conhecido por povoado dos Valérios.  As terras situadas a margem direita da bacia do Lajeado grande, principal rio do Município, a partir da cabeceira do Arroio dos Índios constituíam-se em reserva indígena e florestal.          

             A madeira da região atraiu as famílias Camelotti e Tesser descendentes de Italianos que saíram da região colonial da serra para aqui instalarem Serraria, que para trabalhar nela teria vindo mais tarde os irmãos Luzzatto.          

             A partir da década de 1940 o povoamento da região se intensificou com a chegada de mais famílias, e com o passar dos tempos, a madeira foi escasseando e a primeira Serraria (de propriedade de Camelotti e Tesser) a qual era chamada pelos Italianos de “Engenho”, foi desativada. Daí a origem do segundo nome de povoado “ENGENHO VELHO”.          

             Depois de muitas negociações, conseguia-se junto à comissão de Justiça da Assembleia Legislativa do Estado, juntamente com o poder executivo do mesmo a aprovação do Plebiscito que decidiria sua emancipação. O Município de Engenho Velho foi criado pela Lei Estadual nº 9.619 de 20 de março de 1992. A partir de 1996, o município passou por uma enorme transformação, que gerou um grande conflito entre os índios Kaingang os quais, retomam o direito a posse da reserva da Serrinha, cerca de 53% da área do município se torna reserva indígena. Os colonos brancos foram indenizados, e deixaram as terras da reserva. A população indígena começa a chegar ao nosso município, que vive conflito histórico entre brancos e índios. Então, se perde muita população branca que foram para outros municípios e se ganha muita população indígena que, por serem um povo nômade, ficaram um tempo e mudaram de residência, estão em constante movimentação.          

              A principal atividade econômica está vinculada à agricultura, concentrando-se nas culturas de soja, milho e trigo, desenvolvendo-se também a agropecuária leiteira, suinocultura e fruticultura, em menor escala.

image.jpg

7/24 Medical Services

Aenean nec tortor erat. Nam metus sem, hendrerit rhoncus bibendum sit amet, vulputate et urna. Curabitur ac molestie nunc. Proin aliquam adipiscing quam eget auctor. In facilisis porta dui, sit amet scelerisque elit eleifend vel. Curabitur eget tortor in sapien tincidunt auctor. In hac habitasse platea dictumst. Integer et ante arcu. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Ut in velit est. Integer commodo sapien at metus fermentum sagittis. Duis pretium urna sit amet libero elementum non rutrum nulla pharetra. Aliquam erat volutpat. Lorem ipsum dolor sitomar des amet, sceleris consectetur adipiscing elit. Praesento ina posuere felis. Aliquam commodo. Cras non dolor sit amet erat condimentum semper vitae eu augue. Nunc vitae, mattis a nisl. Lorem ipsum dolor sit amet.